Segunda

Oie.
Este é o meu 3 dia no turno 08.00 - 16.00.
A manhã foi calma, pouco clientes. A tarde foi mais complicada. Era telefones para um lado, clientes a entrar, a sair .... Que canseira. Estou aqui quase morto.
Agora toca a descansar, que amanhã à mais.

Xau

Sábado e Domingo

Este fim-de-semana estive a fazer 08.00 - 16.00.
Foi um fds calmo, sem muito trabalho.
No domingo, como as instalações estão fechadas, fiz todas as rondas programadas.

Folga

Bom dia :o)

Estou de folga, é só 1 dia, mas dá para carregar baterias.
O dia de ontem foi calmo, como são todos os dias no turno das 16.00 - 00.00.
Amanhã, sábado, entro às 08.00 e saio às 16.00.
Bom fim-de-semana.

Falta de condições II

Todas as empresas de segurança privada têm clientes onde não existem condições.
Este episódio aconteceu comigo, não é inventado. É a realidade nua e crua.
Foi à mais de 1 ano que isto aconteceu, não me recordo da data, mas isso não é importante. Lembro-me que era uma terça-feira, tinha feito a minha última noite no meu cliente ( sai às 08.30 ). Recebo uma chamada da Prosegur, por volta das 13.00, a perguntar se queria ir fazer um serviço extra, nesse mesmo dia. Concordei, ainda não era o tempo do pinguinhas, era para entrar às 19.00 e sair às 07.00, umas horinhas extras não fazem mal a ninguém e fazem sempre falta. O serviço era em S. Romão do Coronado ( na zona da Maia ).
Fui de boleia com um inspector ( vigilante-chefe ), eu não sabia onde era as instalações.
Quando lá cheguei vi umas instalações abandonadas vandalizadas. Falei com o colega que estava de serviço, fiquei a saber que não havia electricidade, água, nem telefone. O nosso banco era uma lata de tinta de plástico.
Dei uma volta pelas instalações com o vigilante que estava a ser rendido para conhecer as mesmas. Os muros eram pequenos, as janelas estavam ser vidro, ou com os vidros partidos e um dos portões não fechava.
A única coisa que tinha que fazer era ver o tempo a passar.
Tinha um rádio para dar mikes ( mensagens ) de hora a hora.
Mal o inspector e o colega saíram dali, roguei pragas a todas as chefias da Prosegur.
Até às 03.00 da manhã tudo correu bem. Por volta das 03.00, quando dei a mike avisei o colega que estava sem bateria, o colega não ligou.
Às 04.00, não tinha bateria para dar a mike, telefonei do meu telemóvel para o centro de controle, por volta das 04.30 apareceu uma ronda móvel com uma bateria. Até às 07.00, nada mais ocorreu.

Pergunto eu : - O que fazia um vigilante, numas instalações abandonadas, sem condições nenhumas, e com riscos de segurança para o vigilante ?

Resposta : - DINHEIRO

Muitos vigilantes trabalham nestas condições meses, anos a fio. Eu fiz uma noite ...
Para quem pensa que a vida de vigilante é fácil, engane-se. A nossa vida é lixada.

+ 1 dia calmo

Oie,
ontem o dia foi super-calmo. Por causa do jogo do FCP, não houve practicamente movimento. Ainda bem.
Hoje é o meu último dia no turno 16.00 - 00.00. Amanhã estou de folga. Sábado estou das 08.00 às 16.00.

A todos, desejo um bom dia.

+ 1 dia calmo

Ontem o dia foi calmo, o turno que estou a fazer é excelente. Só temos que permanecer na portaria, entram poucas pessoas, estão poucos funcionários a trabalhar.
Dá para ouvir rádio, ler o jornal e ler um livro.
Tudo correu dentro da normalidade.

Adeus

Falta de condições

Com a morte do polícia, na semana passada, o sindicato dos polícias veio para a praça pública dizer que não têm condições, têm falta de material e etc.

Nós, os vigilantes, também não temos condições. Os polícias andam armados, nós não.
Todos os vigilantes arriscam a sua vida todos os dias, principalmente o que fazem rondas. Eu sou um deles.
Nós fazemos rondas de dia e de noite. De noite é mais complicado, porque, como é o meu caso, temos umas instalações grandes para "patrulhar" e vigiar. Qualquer pessoa entra nestas instações, porque são de fácil acesso, o cliente não se preocupa com a segurança. Para o cliente basta ter lá 1 vigilante.
Nós estamos sujeitos a ser supreendidos por um ou vários ladrões, e depois como é ??
Os bófias têm uma "caga azeitonas" que podem usar para se defender, e nós ?

Quem não sente, não é filho de boa gente !!!
Eu todos os dias que faço rondas ( de noite ), penso sempre na minha segurança. Infelizmente, a minha entidade patronal e o cliente não pensam assim.

Ontem

O dia correu bem. Sem problemas, as instalações fecham cedo, deu tempo para ler o jornal, ouvir música e o relato do Benfica - Guimarães, passar umas anotações a limpo e ler um pedaço de um livro.
Como podem ver foi um dia tranquilo. Hoje à mais .

Até amanhã

2ª Feira

Cá estou eu pronto para mais um dia de trabalho. Hoje entro às 16.00 e saio à 00.00. Vão ser 4 dias a fazer este horário, depois troco de turno.
Por incrível que parece eu estou com uma vontade enorme de ir trabalhar :P.
Um bom resto de dia ....

Domingo

Olá,
ontem tirei o dia para a "sornice". Não apeteceu fazer nadix.

Dia de Folga 1

Olá,
ontem foi um dia para voltar à terra da minha mãe, visitar a campa da minha saudosa avó. Já não ia para aquelas bandas ( Mogueirães - Cambra - Vouzela ) à muito anos, foi engraçado. Visitei a casa na minha avó, uma propriedade que a minha mãe tem na terra e visitar o meu tio-padrinho e primos.
Fiquei supreendido com a aldeia ...

Depois passei por vouzela para comprar uns pasteís de Vouzela, não sou fã, mas foram encomendados, hehehehehe.

Depois de Vouzela, eu e namorada fomos até Vale de Cambra, ver o Cambra - Nortecoope em Hóquei em Patins, fomos pelo IP5, e devíamos saír na saída para Oliveira de Frades, não vi a daída a tempo, saímos na saída imediatamente a seguir. Conclusão, ficamos perdidos. Andamos vários quilometros até encontrar um café, aonde perguntamos como se chegava até Sever do Vouga. Desde a saída do IP5, até Sever do Vouga fizemos cerca de 70 km, por estradas sem movimento, e a subir e descer a serra.
Foi uma jornada engraçada, a namorada é que não achou graça.

Em Vale de Cambra, a sorte também não quis nada connosco, para além do frio de rachar, o HA Cambra perdeu por 3-1.

No caminho de regresso, sem enganos, ainda tive tempo para "brigar" com um camionista, estava descontente comigo, por eu cumprir os limites de velocidade, numa parte da A1, que está em obras para alargamento da auto-estrada ( na zona antes de Santa Maria da Feira, no sentido norte - sul ).

Jantamos à meia-noite e cama ....

Até amanhã.

P.S - Amanhã entro às 16.00.

Noite Fria

Boa tarde.Aqui estou eu, novamente, a relatar a minha última noite antes de ir para folga. Antes de começar, quero dizer que já estou acordado à mais de 24 horas ;o).
Para não variar, esta noite foi muito fria, e com rajadas de vento fortes, o vento fez-se sentir ainda mais. Por estranho que parece, este Inverno ainda não apanhei nenhuma gripe, nem um constipação mais forte. Sou um sortudo.
Quanto ao serviço, correu tudo bem. Não existiu nenhuma ocorrência digna de registo, pelo menos não escrevi muito, hehehehe.

Estou pronto para a minha folguinha querida, porque só volto a folgar num sábado e domindo daqui a 6 semanas.

Desejo a todos um bom fim-de-semana.

***'s e [[[]]]'s

Madrugada de Quinta

Oie,

foi uma noite calma, mas fria. Para não variar estava vento, o que ainda faz sentir mais o frio.
Fiz as rondas pogramadas, sem quaisquer problemas e só houve 3 ocorrências para escrever em relatório, muito pouco.
Já estou pronto para a minha última noite. A patir das 08.00 de amanhã, até às 16.00 de segunda-feira estou de fola :o).
Agora vou ver o meu Benfica, contra os russos.

Até amanhã !!!

Madrugada de Quarta

Grande ventania que se sentiu até por volta das 06.00. Por causa do vento apanhei com cada cagaço. Foram às dúzias ( que é mais barato :P ).
Hoje, por causa da ventania, descobri novos sons, é o barulho das árvores, etc.
Por volta das 05.40, toca um alarme. Adivinhem onde eu estava ?
No W.C. a descarregar, a comporta, mal toca o alarme, toca a limpar o rabinho e ir ver o que se passa. Vou ver os alarmes do cliente ( tem vários ), um a um, felizmente que não era nenhum dos nossos. Mas mesmo assim, fui verificar tudo ... Vigilante prevenido vale por 10.
Faltou dizer que estava sozinho, caso fosse um assalto, estava lixado.

Fiz 3 rondas, os colaboradores saíram tarde ( o que é bom para os vigilantes ), nas calminhas. Estava tudo dentro da normalidade.

Até amanhã !!!
Bye Bye

Madrugada de Terça

Boas !!
Ontem não apeteceu vir até aqui escrever. A preguiça é lixada.
A 1ª noite correu bem, esteve frio, um cadito de vento.
Ontem tive que fazer as rondas todas programadas.
Foi um dia normal.

Oie

Boa tarde .
Acabei de acordar, hoje vou fazer a 1ª noite ( 00.00 - 08.00 ) de 4, depois folgo novamente ( sábado e domingo ).
O dia de hoje é especial, é dia dos namorados. Eu ofereci à minha cara-metade um relógio da Swatch ( modelo Dia dos Namorados ).
Vou lanchar / almoçar.
Desejo a todos um bom resto de Segunda-Feira.

2 dia de folga

Bom dia !!!
Cá estou eu a curtir o 2ª dia de folga. Está um belo dia, com muito sol.
Passei por cá, para dar um oi, a você leitor do ? SER VIGILANTE ?.
Um bom resto de fim-de-semana.
Amanhã, cá estarei novamente :o)

Boa noite

Estou de folga.
Foi tomar o pequeno-almoço ao Carrefour, perto do Arrábida Shopping, com a minha namorada e aproveitei para fazer compras no hipermercado.

No " Centro Comercial Carrefour ", existe uma loja do AKI. A empresa que faz lá segurança é a Prosegur.
Eles lá, andam só com a camisa de mangas compridas, com a autorização do seu chefe.
Eu já questionei o meu chefe ( que não é mesmo ) sobre essa questão, e ele diz e muito bem, as ordens superiores, são para usar sempre o casaco, blusão ou parka, mas nunca usar a camisa de mangas compridas.
Esta assunto pode parecer ridículo, mas não é. Eu explico.
Eu cumpro as regras. No meu cliente, os vigilantes estão numa portaria ( casota ) que é muito quente, e com sol a bater de frente é muito quente, passamos as passas do Algarve. Com a farda de inverno sofremos imenso.
Existem vigilantes de 1ª e de 2ª ? Porque é que uns podem andar de camisa e outros não ??

Boa noite a todos.

P.S - Hoje o Benfica vai a Braga, jogar com o Sporting local. Espero que o Benfica traga uma vitória gorda do minho .

Semana de trabalho concluida

Boa tarde. Já estou a curtir a minha folga de 3 dia.
Hoje foi um dia calmo, houve mais movimento de manhã, do que de tarde. Foi uma sexta-feira atípica, porque os colegas dizem que as sextas, seguntas e o dia a seguir a um feriado, são os mais complicados. Ainda bem que foi calmo.
Fui até ao shopping comprar a prenda, do dia dos namorados .

Já ando farto de escrever, 3 dias, no turno das 08.00 - 16.00, dão cabo dos pulsos a uma pessoa, passamos a vida "agarrado" à caneta.

Um bom resto de tarde para todos.

Folga à vista ...

Oie pessoal !!!

O dia de hoje foi mais calmo do que o de ontem. Ainda bem :o).
Amanhã é o meu último dia, antes da folga. Vou folgar 3 dias ( 2 dias de folga, + a noite do pinguinhas ).
Serão bem aproveitados estes dias.

Boa tarde a todos

O dia de Hoje.

O trabalho hoje foi complicado.
Foi um dia movimentado, muitos carros, camiões a entrar e a saír, muitos telefonemas.
Infelizmente, não tive tempo nem para respirar.
Dei uma vista de olhos, no Record, nada de muito profundo, só ver as gordas.
Nem tempo tive para comer algo decente, o almoço foi um iorgute e 2 peças de fruta. Que tristeza de vida.

Mais um dia cumprido ... Amanhã à mais.

Ás nove vou até Espinho ver o Espinho - Benfica em hóquei em patins, depois do excelente jogo contra os italianos, estou em pulgas para ver o Benfica.

Até amanhã

Carnaval ... Ninguém leva a mal

Hoje foi dia de rondas. As instalações estiveram fechadas, ninguém trabalhou.
Cumpri o plano de rondas, deu para ler o Record e o JN, ouvir a Rádio Comercial, jogar Game Boy e ler o livro "O Sócio".
Mais um dia cumprido ....

VIVA O CARNAVAL !!!

Folga

Depois de dias complicados devido à morte da minha avó, aqui estou eu de novo
para retomar a escrita no " SER VIGILANTE ".
Hoje estou de folga. Não vou ficar em casa, vou tomar café com 2 ex-colegas do
meu antigo cliente, talvez apareça um 3 ...

Amanhã é dia de trabalho, vou fazer o turno mais trabalhoso o das 08.00 - 16.00.
Desejo a todos um bom dia !!!

P.S - A águia voltou a triunfar, já lá estamos no topo, outra vez

De luto ...

Infelimente, não tenho colocado novos posts no blog porque a minha avó faleceu na passada terça-feira. Só voltarei a retomar a escrita no blog na próxima semana. Os leitores do " SER VIGILANTE " merecem uma explicação pela minha ausência.

Desejo a todos um bom fim-de-semana.

Logos

Vou colocar aqui alguns logos de empresas de vigilância, das mais pequenas até às maiores. Não vou colocar tudo hoje, mas nos próximos dias, vou colocar todos os que consegui arranjar.

2045



A. Oliveira - Vigilância Privada



Alvorada



ASF



Celtisegur



Charon



CSP


Mais 1.

Este é o último dia de folga. Já tenho as baterias carregadas para mais uns dias de trabalho. Nada como uma folga.
Ontem à tarde estive com um ex-colega de trabalho, do meu anterior cliente, que perdemos no início do ano. E também estive, por breves minutos, no meu antigo cliente. Que saudades !!! Principalmente da vista .... é espantosa !!!
Hoje vou lanchar com 2 ex-colegas, desse mesmo cliente, ao Gaiashopping, não consegui apanhar um. É pena, vai haver mais oportunidades para reunir o pessoal.

Desejo a todos um bom dia.

Alerta - Subsídios de alimentação

Quero informar os colegas da Prosegur para terem atenção aos subsídios de alimentação pagos pela empresa. Aqui na região norte, todos os meses, têm faltado a muitos vigilantes subsídios : 1, 2 ou mesmo 3 subsídios em falta. Pelo que sei é um problema relacionado com as folhas de cálculo.
Eu tenho sido um dos afectados, tenho feito exposições ( onde anexo um mapa de actividade do mês referente aos subsídios em falta ) sobre o problema, no qual tenho sempre recebido os subsídios atrasados. Não deixem de fazer as exposições a expor o problemas ou então vão pessoalmente até ao Departamento de mão-de-obra.
5 euros, 10 euros pode ser pouco, mas multiplicado por centenas de funcionários é um quantia elevada, que não pode ficar nas contas da Prosegur, já somos prejudicados em outras áreas.

Folga

Bom dia, são 07:13, e vocês estão a ler " SER VIGILANTE ...".
Estou de folga . Viva !!! Viva !!!

Não tenho nada para fazer hoje. Nadinha !!! Vou dar uma voltinha, mais logo de carro, comprar o jornal RECORD.
Ao mesmo tempo que estou aqui a escrever estou a mandar uns currículos por e-mail. Não podemos estar parados. À que conseguir melhor trabalhos. Isto de arranjar trabalho está complicado, todos os meses mando uns quantos currículos, raros são os que são respondidos.
Estou contente na Prosegur, apesar de algumas injustiças verficadas na empresa. Nunca falharam um pagamento do vencimento, antes do dia 30 já temos o nosso ordenado disponível. Não quero ser vigilante o resto da minha vida, sou muito novo .

A todos os leitores do " SER VIGILANTE " desejo um óptimo dia

Finalmente ... folga !!

Bom dia amigos/as !!
Estou com muito sono , estou acordado desde as 16.00 de ontem. Finalmente estou de folga . Já andava a desejar esta folga à alguns dias. Vão ser 2 dias porreiros, já tenho planos ....

Apesar de estar com sono, vou passear com a minha namorada, está um dia bonito, cheio de sol.

O dia de trabalho correu bem, excepto por volta das 07.00. Um dos alarmes que protege as instalações disparou. Lá fui eu feito parvo, à procura do que tinha adicionado o alarme. Sem apoio. É a triste sina de um vigilante.
Fiz uma ronda exterior pela instalações, estanho tudo ok, fiz uma ronda pelo interior, estava tudo bem. Foi só um falso alarme. FELIZMENTE !!!
De resto tudo calmo.

Desejo a todos um resto de domingo excelente !!

Pinguinhas / Corre-Turnos

Faz em Março um ano que a Prosegur introduziu os pinguinhas ( termo usado entre os vigilantes ) ou os corre-turnos ( termo usados entre as chefias ).
O pinguinhas foi uma medida que a Prosegur introduziu para "reduzir" as horas extras aos vigilantes. O corre-turnos faz uma noite por semana em 5 portarias diferentes. Normalmente só trabalham de segunda a sexta, e só noites. Esta medida é muito eficaz, a Prosegur ganha muito dinheiro com esta "artimanha".
Vejamos, um vigilante que cumpra a sua escala de serviço completa ( sem pinguinhas ), por norma faz sempre mais horas do que a jornada ( termo usado para designar o numero de horas mensais, que têm que ser feitas para receber o vencimento completo, por acordo com os sindicatos são 173.33 horas mensais ). Estas horas a mais são horas extras. O que a Prosegur faz é o seguinte, coloca um vigilante a fazer uma noite por semana num cliente, a ele paga horas normais, o vigilante que deveria estar serviço, fica em casa.
A diferença entre a hora normal e a hora extra fica para a Prosegur.

Esta medida trás problemas aos vigilantes que têm cliente fixo. Existem meses que não conseguimos atingir a jornada, logo ficamos a "dever" horas. Nos meses a seguir, se ultrapassarmos a jornada, o que deveriam ser horas extras, já não são. Essas horas a mais, são para "pagar" as horas em falta.
Eu concordo com esta medida, se temos um x de horas a fazer por mês, então temos que fazer, mas ao menos paguem a diferença entre a hora extra e a hora normal. A Prosegur não paga.

Com isto tudo, há vigilantes a receberem 15 centimus de horas extras !!!

São jogadas como esta, que fazem ganhar dinheiro às companhias de segurança privada.

Que frio !!!! Grrrrr

Bom dia a todos !!
Hoje está frio ... esta foi a noite mais fria, deste ano.
Pela 1ª vez este ano tive que vestir o pullover, e fazer uma coisa que nunca fiz, ir para o trabalho com o pijama vestido por debaixo das calças. Mesmo assim senti frio às minhas ricas pernas.
Esta foi a antepenúltima noite, só faltam 2 noites, para ir de folga. Hoje só fiz 2 rondas, alguns colaboradores saíram mais tarde do que é normal, melhor para mim. Li o Record, A Bola, o Correio da Manhã, o Jornal de Notícias e ainda joguei um bocado de Game Boy. Rica vida .....

Já estou habituado às rondas, já não tive receio de ir ao sitío X ou Z, andei na boa :o)

Um bom dia para todos

***'s e [[[]]]'s

Mais uma noite ...

Bom dia para vocês ... mau dia para mim !!
Quando ia pegar na minha viatura que estava aparcada dentro do meu cliente, dou com o meu capôt riscado, pelas marcas tudo indica que tenha sido um gato. Com tantos carros que estavam espalhados pelo cliente, tinha que ser logo o meu !!! Put* que pariu !!!

A noite foi calma, com vento e claro frio. Com a pequena ventania, o frio fez-se sentir. O receio hoje foi menor, já me sinto maís a-vontade, o que é muito bom. Fiz as 3 rondas, marquei as placas, sem problemas, pena é que o leitor esteja quase "arrebentar" com tanta informação, já custa fazer a leitura.

Já só faltam 3 noites ..... para a folga

Um bom início de dia.

+ 8

Boa tarde !!
Já dormi 5 horas ( o suficiente ), já estou pronto para mais 8 horas de trabalho. Vou tomar o pequeno almoço / almoço daqui a pouco, ver um pouco de TV, e às 23.45 toca a ir a caminho do work.
Desejo a todos uma santa noite .

Companhias de Segurança Privadas

Segundo o Caderno do Jornal de Notícias - As 1000 empresas mais rentáveis de Novembro de 2004, as empresas de segurança privadas mais rentáveis são :

posição 2003 * - nome da empresa

74 - Esegur - Empresa de Segurança
95 - Prestibel - Empresa de Segurança
158 - Securitas - Serviços e Tecnologia de Segurança
182 - Prosegur - Companhia de Segurança
245 - 2045 - Empresa de Segurança
372 - Charon - Prestação de Serviços de Segurança e Vigilância

* - Posição na tabela dos 1000 +


Segundo o mesmo caderno do JN, as empresas de segurança privada com mais trabalhadores são :

posição por nrº de trabalhadores - nome da empresa - nrº de trabalhadores

10 - Securitas - 2003 -> 5935 ..... 2002 -> 7238
16 - Prosegur - 2003 -> 4073 ..... 2002 -> 4198
33 - Charon - 2003 -> 2188 ..... 2002 -> 2265
44 - Esegur - 2003 -> 1840 ..... 2002 -> 1299
50 - Prestibel - 2003 -> 1700 ..... 2002 -> 1451

1ª noite

Boas,
toca d'acordar são 09.38 da manhã !!
Aqui estou eu, acabadinho de chegar do trabalho. Hoje fiz a minha 1ª noite no meu cliente. É sempre complicado, o medo instala-se em nós, mas felizmente, tudo correu bem. Apesar de estar habituado, a fazer rondas à noite e sozinho, o medo anda sempre ao nosso lado.
A onda de frio, que os meterologistas adivinham para Portugal, ainda não chegou. Apesar de estar frio , não está um frio polar, é o normal para esta altura do ano, nada mais.
O circuito de rondas esta noite foi constituído por 3 rondas. São pouco mais de 1 dúzia de placas para marcar, são bem menos que no meu antigo cliente, que eram cerca de 30.
Foi uma noite normal, sem grandes sobressaltos :o)

Adeus

Salário de um vigilante

Um vigilante em Portugal tem um salário base ( 2004 ) de 575 euros. Em Espanha um mesmo vigilante ganha 855,96 euros ( este valor é relativo ao ano 2003 ) de salário base.

A diferença é 280.96 euros.

Por curiosidade no nosso salário com subsídio de alimentação, horas nocturnas e salário base, com os descontos para a segurança social e irs feitos anda na casa dos 600 - 650 euros.

Dia de folga

Bom dia !!
Cá estou eu a fazer tempo para ir dormir mais um pouco.
Estou de folga que na realidade não é. Entro ao serviço amanhã quarta-feira à 00.00. Vão ser 5 dias a fazer noites ( 00.00 - 08.00 ), só volto a folgar segunda e terça que vem.
Desejo a todos um bom dia.

O meu dia ...

Hoje fiz o último dia da escala 08.00 - 16.00. Foi um dia atarefado, como normalmente são durante este turno no meu cliente. Para mim ainda é mais atarefado, porque estou em fase de adaptação, porque fui colocado, recentemente, neste cliente.
A portaria onde estou é muito movimentada, é um entre e sai de carros, clientes e funcinários. Temos que fazer o registo de tudo o que sai e entra, fazer de telefonista ( as chamadas de fora vão todas parar ao nosso telefone ). Enfim trabalho para mais do que 1 pessoa, feita por só por 1 pessoa.

Amanhã estou de folga, 1 dia, para trocar de turno. Quarta-feira vou fazer o turno da 00.00 às 08.00.
Até amanhã

Boas !!!

Olá cibernautas.
Eu sou o Hintze ( nome ficticío ), tenho 24 anos, moro na zona norte e sou vigilante.
Trabalho para a companhia de segurança privada Prosegur.
Pretendo com este blog contar o dia-a-dia de um vigilante, ou como somos normalmente designados, SEGURANÇAS.
Aqui vão ficar desabafos, pensamentos e relatos da minha vida como vigilante.
Espero que gostem ....